segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Vencedor da Mostra Kino-Olho é...



Ontem à noite (1 de setembro) o FIIK 2013 bateu recorde de público na sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari. Toda platéia estava ansiosa para conhecer as mais recentes produções do Grupo. Entre os filmes estavam as produções dos bairros e escolas de Rio Claro, na Mostra Paralela "O Cinema que foi para escola" organizada por Claudia Seneme do Canto, monitora do Grupo Kino-Olho.

Todas são produções deste ano! Alguns destes foram  realizados na Escola Chanceler Raul Fernandes, Centro Social Claretiano - Terra Nova, Escola Municipal Armando Grisi, Escola Municipal Marcelo Schimidt e Escola Municipal CAIC... Nestas oficinas os alunos aprendem os primeiros passos do audiovisual e realizam o próprio filme no bairro e escolas em que vivem. Estas produções sempre surpreendem pelo olhar ingênuo e criativo sobre a realidade em que vivem, trazendo aspectos que gostam ou criticam. Em todos os casos aprendem a utilizar do audiovisual como meio de expressar opiniões e temas de estudos...

Logo às 20 horas foi exibido duas produções de antigos membros do Grupo Kino-Olho; o curta-metragem "O mendigo" de Massanori Takaki ( professor da UNESP Rio Claro que participou anos atrás no Kino-Olho) e o filme em 8mm "Alista-se" de Letícia Tonon, hoje secretária da Cultura na cidade de Santa Gertrudes.

Após estas exibições começou-se a última mostra competitiva do nosso Festival, a Mostra Kino-Olho. Diferente das outras esta é aberta para votação popular, onde o público presente vota no final da sessão para o curta-metragem que mais gostaram. Entre as últimas produções do Grupo deste início de ano estavam os filmes "Ida do Diabo", com a participação especial do artista multimídia José Roberto Sechi; "Ezequiel", protagonizado pelo ator rioclarense Ilion Troya (pertencente ao revolucionário grupo teatral The Living Theater de Nova Iorque); "Verde", filme de estréia do jovem diretor Matheus Pinto Biscaro; "Escárnio" do talentoso Bruno Barrenha; e "Vou-me embora pra Paulista", documentário de Claudia Seneme do Canto.

Todos os filmes foram muito aplaudidos, havendo muitos comentários sobre a qualidade estética e técnica qm que o grupo se encontra. Em especial o público literalmente delirou nas produções "Verde" e "Vou-me embora pra Paulista". No final ocorreu a votação e tivemos uma grande surpresa: o filme vencedor havia ganhado pela diferença de apenas um voto!

Assim, o Vencedor da Mostra Kino-Olho é... "VOU-ME EMBORA PRA PAULISTA" documentário de Claudia Seneme do Canto!!! Em segundo lugar, com a diferença de apenas UM voto ficou "VERDE" de Matheus Pinto Biscaro. Ambos trabalhos estreiaram ontem e logo estarão disponíveis em links em nosso blog! Aproveito para agradecer a todos os participantes e apoioadores do nosso evento e comparilho algumas fotos do último dia de Festival...